martes, 14 de agosto de 2012

VASP (português)

 VASP (Viação Aérea São Paulo) foi uma das principais companhias aéreas do Brasil e uma das mais tradicionais do país. Tinha a sua sede em São Paulo. Foi fundada em 4 de novembre 1933 por um grupo de empresários e pilotos. Os primeiros vôos comerciais foram de São Paulo para São José do Rio Preto, com escala em São Carlos e São Paulo para Uberaba, com escala em Ribeirão Preto com dois Monospar Inglês ST-4. Em janeiro de 1935, por sua frágil saúde financeira pediu a ajuda do Governo do Estado, foi nacionalizada e recebeu uma nova injecção de capital para a compra de dois aviões Junkers Ju-52-M3. VASP, em 1936, estabeleceu o primeiro voo comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1939, comprou Aerolloyd Iguazú, uma pequena empresa de propriedade de Cha Matte Leão, que operava na região sul. Após a Segunda Guerra Mundial, modernizou sua frota com a introdução do Douglas DC-3 e Saab Scandia S-90. Em 1955, encomendou o Visconde 800, o equipamento de primeira turbina no Brasil e, em seguida, a NAMC YS-11 da Samurai. Em 1962 comprou Lloyd Air para expandir ainda mais sua participação a nível nacional. Em janeiro de 1968, entrou na era do jato, com a entrega de dois BAC One Eleven 400. Em 1969, levou ao Brasil o primeiro Boeing 737-200, em 1982 o Airbus A300B2 chegou e em 1986 o primeiro Boeing 737-300 do Brasil. VASP foi privatizada na década de 1990. O novo presidente, Wagner Canhedo, iniciou uma agressiva expansão internacional da VASP para destinos na Ásia, EUA, Europa e Marrocos. Criou o VASP Air System, após a aquisição do controle acionário das companhias aéreas LAB Bolívia, Ecuatoriana e da Argentina TAN. VASP pintou os aeronaves destas companhias aéreas com as cores da VASP, mas continuaram voando com seus próprios nomes. VASP também comprou nove McDonellDouglas MD-11. A empresa não foi capaz de sustentar o crescimento. VASP não podia pagar as contas, salários e aluguéis. Aposentou seus McDonellDouglas MD-11 da sua frota e suspendeu as suas rotas internacionais. VASP Air System foi desmantelado. VASP voou nos últimos anos como uma companhia aérea nacional com uma frota de Boeing 737-200 e Airbus A300. Também foram adicionadas mais cores para o seu logotipo na cauda da aeronave. Em 2000, a VASP comemorou o aniversário 500 da conquista do Brasil. Em setembro de 2004, o Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu as operações de oito Boeing 737-200 da VASP por razões de segurança. Sem dinheiro para consertar os aviões, em vez VASP aposentou os aeronaves da sua frota. A companhia aérea continuou perdendo terreno para a concorrência sobretudo quando entrou o GOL no mercado. VASP deixou de voar no final de janeiro de 2005, quando o DAC cassou de sua autorização para voar. A empresa esteve em concordata entre 1 de julho de 2005 e 4 de setembro de 2008, para que tivesse alguma chance de voar novamente. Em 4 de setembro de 2008, o juiz declarou a falência da empresa com dívidas estimadas em cinco bilhões de dólares. Durante o período de recuperação, VASP sobreviveu fazendo manutenção da aeronave por outras companhias aéreas como VarigLog e Bra, e locação de alguns imóveis não-operacional espalhados pelo Brasil.

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